segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Prefeitura prepara Cemitérios.

O Cemitério Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Paizinho Maria, recebeu pintura e limpeza para receber a população no feriado.
Diversas pessoas devem comparecer aos cemitérios Municipais na próxima Quarta- feira (02/110, dia de finados. Os dois locais na cidade terão missas, assim como, o cemitério na comunidade Cruz que passou este ano passou por uma reforma relizada pela atual administração municipal e era um desejo daquela comunidade.
Para receber as visitas, a Secretaria de Serviços Urbanos (SEMOSU) realizou a reforma dos dois cemitérios. Capinação, pintura interna, são alguns servisos feitos, como também, a montagem do palco no cemitário do Paizinho Maria par a realização de uma missa.
Prefeitura Municipal de Currais Novos
O Caminho é esse.

OIT alerta para recessão global de empregos e risco de revolta social

A economia global está prestes a enfrentar uma nova e mais profunda recessão de empregos, que pode causar turbulências sociais em países desenvolvidos, segundo relatório da Organização Internacional de Trabalho (OIT).
A entidade afirma que levará pelo menos cinco anos para que o desemprego seja reduzido aos números de antes da crise e que, em 45 dos 118 países pesquisados, o risco de turbulências sociais vem aumentando.
No relatório World of Work Report 2011, a OIT diz que a estagnação da recuperação econômica já começou a ter um "efeito dramático" em certos mercados de trabalho.
O documento afirma que seria necessária a criação de 80 milhões de novas vagas de trabalho nos próximos dois anos para que o desemprego seja reduzido para os índices de antes de 2008, mas a previsão é que de sejam criados apenas metade destes postos.
"Chegamos à hora da verdade", afirmou Raymond Torres, diretor do instituto de pesquisas da OIT. "Há uma breve janela de oportunidade para que evitemos uma grande queda nos níveis de emprego."
Zona do euro
O relatório também avaliou o grau de descontentamento causado pela falta de trabalho e a percepção de que os sacrifícios exigidos pela crise não estão sendo igualmente compartilhados.
O documento afirma que vários países enfrentam a possibilidade de turbulências sociais, especialmente na União Europeia, nas economias desenvolvidas e em nações árabes. Já na América Latina e na África Subsaariana, o risco não se alterou ou diminuiu.
Em 69 dos países com dados disponíveis, a OIT observou um aumento do número de pessoas que consideram que houve uma piora do padrão de vida. E a maioria dos consultados em metade dos 99 países onde foram realizadas entrevistas afirmaram que não confiam em seus governos.
Nos países desenvolvidos, mais de 50% das pessoas manifestaram que não estão satisfeitas com a oferta de empregos qualificados - em países como Grécia, Itália, Portugal, Eslovênia e Espanha, o índice foi superior a 70%.
Nesta segunda-feira, a divulgação de novos dados apontou que o desemprego nos 17 países da zona do euro subiu de 10,1% em agosto para 10,2% em setembro, o maior índice desde junho de 2010. O índice representa mais de 16 milhões de desempregados.
Entre os 27 países da União Europeia, o desemprego subiu de 9,6% em agosto para 9,7% em setembro. O problema é mais grave na Espanha, com 22,6% de desempregados - os países com menores índices são Áustria (3,9%) e Holanda (4,5%).
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Inep diz que falha teve abrangência local e defende anulação para 639 alunos


Em reunião com juiz titular da 1ª vara da Justiça Federal no Ceará, Luiz Praxedes Vieira, na manhã desta segunda-feira (31), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), representado pela presidente  Malvina Tuttman,  argumentou que o vazamento de 14 questões em material cedido pelo colégio Christus antes da prova teve abrangência local e que o fato foi uma falha contingencial.
O esclarecimento do Inep teve como foco a defesa da anulação da prova apenas para os 639 alunos do colégio envolvido na polêmica, contrariando o procurador da República Oscar Costa Filho, que recomendou a anulação da prova em todo o Brasil.
O juiz federal Luiz Praxedes Vieira tem até esta terça-feira (01) para se manifestar sobre a questão.  
Junto à presidente do Inep, o procurador jurídico do Ministério da Educação (MEC), procurador jurídico do Inep, um advogado da Advocacia Geral da União, dois procuradores federais e o procurador chefe da procuradoria Federal do Ceará, além de um assessor especial do ministro Fernando Haddad também compareceram à reunião.
Após audiência com o MEC e o Inep, o juiz federal participou de uma reunião com três estudantes presentes no local. Os alunos queriam também manifestar suas opiniões e saber os rumos da audiência.
Mais protesto
Estudantes de Fortaleza realizaram nova manifestação contra o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos protestaram na sede da Justiça Federal do Ceará sobre o pedido do Ministério Público Federal do Ceará de anular a prova.
As opiniões dos estudantes estavam divididas. Alguns queriam a anulação total da prova, enquanto outros protestam pela anulação apenas das 14 questões supostamente vazadas.

Charge do dia: Troglodita

Fonte: http://www.ivancabral.com/

Transtorno Obsessivo Compulsivo atinge grande parte de jovens

Por Rafael Miller 



Problemas ou transtornos de ansiedade são mais comuns do que se imagina. De acordo com pesquisas, ¼ da população mundial tem, já teve ou terá algum tipo de transtorno de ansiedade. Exemplos desses problemas comportamentais são a Síndrome do Pânico, fobia social e o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). No caso deste último, apesar de muitas vezes parecer comum e de pouca importância, os tiques e manias característicos da condição podem comprometer profundamente a qualidade de vida de uma pessoa.

O TOC consiste no pensamento constante e obsessivo, que leva um indivíduo a manter comportamentos considerados fora do comum em comparação às demais pessoas. O controle sobre os pensamentos – por mais irracionais que possam ser – é praticamente impossível, e os rituais construídos para aliviar a crise de ansiedade trazida pelos pensamentos são inevitáveis.

Os jovens representam grande parte dos afetados pelo TOC. Pesquisas apontam que um em cada 100 apresentam sintomas. É o caso do estudante Rafael Dantas, 19 anos, diagnosticado com TOC aos 15 anos. “É um sentimento muito ruim, eu tenho a impressão de que se eu não fizer as minhas manias algo horrível pode acontecer”, explica. Ele apresenta mais de um sintoma, mas o principal é o de lavar as mãos constantemente. “Eu comecei a lavá-las o tempo todo por volta dos meus 12 anos, primeiro eu achava que era só higiene depois eu vi que aquilo não era normal. Cheguei a criar feridas e queimaduras nas mãos de tanto lavá-las”, confessa.

Os motivos que levam uma pessoa a adquirir determinadas manias é um mistério, inclusive para o próprio portador do distúrbio. De acordo com o psicólogo e terapeuta comportamental Fábio Caló existem pessoas com maior tendência a desenvolver o TOC. “Quando checamos com os familiares dos pacientes, muitas vezes é possível identificar familiares de 1º grau que tenham algum tipo de transtorno de ansiedade. O fator genético, somado a alguma experiência de vida, normalmente desencadeia o transtorno” detalha.

Foi o caso de Rafael Dantas. O rapaz passou a apresentar os primeiros sintomas após uma internação de emergência em um hospital, quando tinha 10 anos. “Fiquei um bom tempo no hospital, foi uma experiência bem traumática”, afirma. Mas nem sempre existe uma explicação que dispare o gatilho desse comportamento. Alessandra de Souza, hoje com 21 anos, não sofreu nenhuma experiência negativa para justificar o TOC, diagnosticado aos 17. “Não me lembro porque comecei a sentir o que sinto. Desde criança sempre fui muito organizada, mas não acho que era um problema naquela época”, relembra.

A jovem tem uma forte obsessão com organização, especialmente com objetos pessoais. “Eu costumava arrumar meu guarda roupas várias vezes ao dia, até eu ficar satisfeita com o jeito que estava. As roupas tinham que estar separadas por cor, das claras para as escuras, e também por tamanho, da menor para a maior” comenta. Ela só começou a ver as manias como problema quando não conseguia contê-las quando estava na rua. “Depois de um tempo comecei a arrumar as coisas que me incomodavam nas ruas. Organizava a posição dos objetos na mesa dos restaurantes e bares que eu ia. Foi nessa época que decidi procurar ajuda”, explica.

Tratamento
As pessoas que sofrem com o TOC contam atualmente com grande opção no tratamento. O mais comum é o uso de medicamentos controlados, que devem ser receitados por um psiquiatra. As drogas servem para reduzir o nível de ansiedade do paciente, facilitando muito o controle das crises.

Para Alessandra de Souza, o tratamento foi fundamental na retomada de sua vida normal. “Me senti muito melhor depois que comecei a tomar os remédios. Ainda tenho alguns sintomas, mas não chegam nem perto do que eram há dois anos. Hoje levo uma vida normal”, garante aliviada.

O tratamento com remédios controlados é essencial, mas existem outros métodos que aliados a eles podem trazer um alivio ainda maior para o paciente com TOC. “Fazer terapia com um psicólogo também ajuda muito. Além disso, também é recomendada a prática de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, que ajudam a diminuir o nível de ansiedade. O paciente deve procurar também algum tipo de atividade que lhe traga prazer, para fugir dos pensamentos obsessivos. Os remédios são apenas para um alivio de curto prazo” explica o Dr. Fábio Caló.

Rafael Dantas fez uso dos métodos alternativos, e associou atividades esportivas com o tratamento químico e terapia. “Hoje eu me sinto livre, uma pessoa normal. Não penso 24 horas por dia no que está sujo e o que pode me contaminar. Não vou mentir: ainda existem alguns pensamentos, mas não chega nem perto do que era antes”, comemora.

Mesmo com o tratamento correto, o TOC não pode ser considerado como uma um problema facilmente curável. Mas os resultados alcançados com ajuda especializada são a possibilidade de volta a uma vida normal. Muitos se isolam do mundo quando os sintomas se agravam, achando que assim escaparão do preconceito de outras pessoas. Mas essa escolha só vem a agravar o transtorno, pois impede o convívio com outras pessoas e o confronto do pensamento compulsivo. “O tratamento faz com que a pessoa retorne a ser quem era antes, volte a viver uma vida normal. Mas mesmo com o tratamento, sempre guardarão em si um padrão de comportamento, mas em uma escala inumeramente menor” conclui o Dr. Calo.

Prefeito visita partida da Copa PID.

Aconteceu no último sábado nova rodada da copa PID de Futsal no ginásio de esporte do Geraldão no bairro JK. A presença do público novamente prestigiando o evento foi marcante. A copa está chegando a uma fase de classificação que cada vez mais se acirra os ânimos entre os competidores e ganha o público que assiste boas partidas de futsal. Quem também presente prestigiando a Copa PID de futsal foi o prefeito Municipal de Currais Novos Geraldo Gomes, onde o mesmo pode constatar tanto o nível das partidas como a presença do público.
Os resultados foram os seguintes:
Santo Antônio 8 X 2 A Máfia
 Porto 2 X 1 Parque do Ferro
ADESG 7 X 2 Novo Stylo
Força Real 2 X 3 Óticas Mirna
 Com os resultados classificaram as seguintes equipes para a semi-final:
Santo Antônio x porto
ADESG X Óticas Mirna.
Prefeitura Municipal de Currais Novos.
 O Caminho é esse.

Deputado Marcelo Freixo deixará o país após ameaças de milícias

AGÊNCIA BRASIL



O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) também presidiu a CPI das Armas (Foto: Mauro Pimentel)



O deputado estadual fluminense Marcelo Freixo (PSOL) deixará o país, depois de receber ameaças de morte de integrantes de milícias. Freixo presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Milícias, da Assembleia Legislativa do Rio, que investigou, em 2008, a atuação de grupos criminosos integrados por políticos, policiais e ex-policiais em comunidades do estado.
Segundo Freixo, ele resolveu aceitar um convite da organização não governamental Anistia Internacional para morar na Europa por algum tempo. O parlamentar já vem sofrendo ameaças de morte desde a época da CPI, mas, nos últimos meses, elas se intensificaram.
Apenas no último mês, segundo Freixo, ele recebeu sete ameaças de morte. “As ameaças estão se tornando mais fortes e há um retorno muito pequeno da Secretaria de Segurança. Ou seja, se estão ou não investigando. Tenho uma segurança, mas tem sido necessária a ampliação dela. Então, estou esperando algumas medidas”, disse.
O deputado não informou quanto tempo ficará na Europa, mas garantiu retorno ao Brasil. “Não posso dizer [nem] o tempo nem o local [onde ficarei], mas é um tempo muito curto”, disse.
Segundo Freixo, as ameaças não devem ser encaradas como um problema pessoal, mas sim como de toda a sociedade. Ele falou do assassinato da juíza Patrícia Acioli, morta por policiais militares integrantes de milícias que atuam no Grande Rio, em agosto deste ano. “Esse é um problema de todo o Rio de Janeiro. Aliás, é um problema nacional. Até que ponto nossas autoridades vão continuar empurrando com a barriga. Ou a gente enfrenta e faz agora esse dever de casa contra as milícias ou, como mataram uma juíza, vão matar um deputado, promotores, jornalistas. E, se esses grupos criminosos são capazes de matar uma juíza e ameaçar um deputado, o que eles não fazem com a população que vive na área em que eles dominam?”, disse.
Segundo Freixo, apesar das dezenas de prisões feitas depois da CPI das Milícias, esses grupos criminosos estão cada vez mais fortes e dominam várias comunidades do Estado, onde extorquem dinheiro de moradores e de comerciantes e controlam atividades como transporte alternativo, venda de gás e de ligações clandestinas de TV a cabo. 

Um comentário que a filha de Mário Covas enviou ao blog.Ou: O que eles fazem, o que não devemos fazer

O subjornalismo canalha acusa agora os adversários do PT de fazer rigorosamente o que os esbirros do partido fizeram e fazem com aqueles que consideram seus adversários. Comigo não se criam porque:
a) não tenho receio dessa escória;
b) fico feliz a cada vez que falam mal de mim; por que alguém gostaria de ser elogiado por larápios e ladrões de dinheiro público? Por que alguém gostaria de ser aplaudido por gente que enche a pança com o dinheiro dos pobres?
No post acima, mostro como se comportou comigo o cara que se tornou blogueiro de Lula, a sua voz na Internet. Nem por isso mudarei a postura do blog. Seguirei no caminho que abracei.
Recebo de Renata Covas Lopes, filha do governador Mário Covas (SP), que morreu no dia 6 de março de 2001, o seguinte comentário:
Caríssimo, tem toda razão, sábias palavras: “Não aceitarei que se pague na mesma moeda; não darei a eles o prazer perverso de supor que somos iguais. Pela simples, óbvia e boa razão de que não somos.”
Dolorosos comentários sobre a doença de meu pai… Cheguei a ler que a doença devia tê-lo matado mais rápido. Mesmo assim não os tratarei da mesma maneira!
Meu pai já estava bem doente, e Zé Dirceu bradou: “Vamos bater neles nas urnas e nas ruas…E bateram na porta da Secretaria de Educação”. Mesmo assim, não farei o mesmo…
VolteiRenata tem razão. Vejam este vídeo. O texto que vem a seguir fornece o contexto.

Não fosse pelo sotaque, daria para saber pelo caráter tratar-se de José Dirceu. Transcrevo a sua fala:
“E nós vamos dar a eles esta resposta: mais e mais mobilização, mais e mais greve, mais e mais movimento de rua, e vamos derrotar eles nas urnas também porque eles têm de apanhar nas ruas e nas urnas”.
O “chefe de quadrilha” (segundo a PGR) e deputado cassado por corrupção fez aquele discurso em 2000, durante uma assembléia de professores em greve. O sindicato era presidido por Bebel — sim, aquela da greve eleitoreira de 2010, que foi até multada pelo TSE e que preside o sindicato até hoje. É uma profissão boa. Não precisa sujar a unha de giz. Dias depois, em 1º de junho daquele ano, seguindo as ordens do chefão, os trogloditas agrediram covardemente o governador Mário Covas, agressão física mesmo, como vocês viram acima! Já bastante debilitado pelo câncer — morreu nove meses depois —, ele chegou a ter um ponto de sangramento no lábio e outro na cabeça.
É assim que eles fazem política: atropelando as leis nas ruas e nos palácios.
A escória que mama nas tetas públicas hoje em dia acha que palavras duras sobre a doença de Lula são uma espécie de ofensa à santidade. Já Mário Covas podia, meses antes de morrer, ser espancado em praça pública, sob a incitação de Dirceu.
O “chefe de quadrilha” já se manifestou sobre esse vídeo e tentou dizer que era só força de expressão, que “bater nas ruas” queria dizer uma vitoria eleitoral. Releiam a frase:
“E nós vamos dar a eles esta reposta: mais e mais mobilização, mais e mais greve, mais e mais movimento de rua, e vamos derrotar eles nas urnas também porque eles têm de apanhar nas ruas e nas urnas”.
Não! Sobre a derrota nas urnas, ela já havia falado. “Bater neles nas ruas” quer dizer “bater neles nas ruas”; quer dizer aquilo que os petistas fizeram com Covas.
Mas Renata tem razão; eu mesmo, se me permitem, tenho razão. Não se pode e não se deve pagar na mesma moeda. E assim deve ser NÃO para provar para eles que somos moralmente superiores. Para eles, não precisamos provar nada. Eles nem sequer saberiam apreciar um ato acima da linha de imoralidade.
Devemos proceder assim em homenagem à decência, à integridade do nosso caráter, à bonomia da nossa alma..
Por Reinaldo Azevedo

ZPE na mesa

A Governadora Rosalba Ciarlini se reuniu esta manhã com o deputado Henrique Eduardo Alves, mais os secretários Benito Gama e Kátia Pinto, além do representante da FIERN Renato Garcia para tratar da infraestrutura para a instalação de empresas na ZPE de Macaíba.
 Na próxima quinta,   nova reunião incluindo a prefeita de Macaíba Marília Dias.

Ministério favorece prefeitos do PC do B

Mais de um terço das prefeituras comandadas pelo PC do B estão na lista das atuais beneficiadas por recursos do programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, pasta que é controlada pelo partido desde 2003. Em termos proporcionais ao desempenho eleitoral, o partido é o líder disparado do ranking de convênios.
Dos 41 prefeitos que os comunistas elegeram nas últimas eleições, 15 (37%) recebem recursos do Segundo Tempo, programa destinado a jovens e crianças “em situação de risco social”. Empatados, PT e PPS têm a segunda maior taxa de prefeitos atendidos – apenas 7%.
Em números absolutos, o número de convênios conquistados pelo PC do B é igual ao assinado por prefeitos dos oposicionistas PSDB e DEM – 15 cada um. Isso foi alardeado pelo Ministério do Esporte como prova de que os recursos são distribuídos de acordo com critérios técnicos, e não políticos. Mas PSDB e DEM elegeram, respectivamente, 18 e 11 vezes mais prefeitos que os comunistas – o fato de não haver uma proporção próxima a essa na assinatura dos convênios é evidência estatística que de que o favorecimento partidário é o que predomina. (Com informações do jornal O Estado de S. Paulo)

domingo, 30 de outubro de 2011

Homenagem ao centenário de José Bezerra Gomes.

Na noite deste Sábado (29/10), no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Currais Novos, aconteceu o lançamento do Livro em homenagem ao centenário de José Bezerra Gomes.
Os 1.000(mil) exemplares produzidos nesta edição foram viabilizados economicamente pela a Prefeitura Municipal de Currais Novos, Cortez Editora e cessão dos direitos autorais do Professor Joabel Rodrigues de Souza, contendo informações sobre a vida familiar e profissional, na intenção de oferecer aos Curraisnovenses e Norte-riograndenses, dados importantes sobre o caminhar na vida sociocultural do homenageado, dignificando o Município e o povo.Essa iniciativa tem o propósito de disseminar a cultura local, bem como estimular a valorização do patrimônio histórico do Município.
Na ocasião estavam autoridades da cidade, imprensa local e do Estado, familiares, amigos e a população em geral.

Prefeitura Municipal de Currais Novos.
O Caminho é esse.