quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Choveu no Seridó em pleno dia de São Canuto. Profetas garantem ser sinal de bom inverno

Hoje é dia 19 de janeiro, dia de São Canuto. Para o homem experiente do campo, e adepto das famosas experiências, não é um dia como outro qualquer. Há quem garanta que, se no dia de São Canuto, pelo menos relampear, pode se preparar que vai ser um ano bom de inverno.
E não é que o céu se fechou, em muitos municípios do Seridó nesta quinta-feira. Em alguns, até pequenas chuvas foram registradas. Associada a experiência de São Canuto, existem outras como formigas “mudaram” os filhos; se a tacaca (gambá) botou os “filhotes pra fora”; se a caraúba florou, se o jucá “carregou (encheu de frutos) muito”.
São Canuto nasceu no ano de 1040 na Dinamarca. Filho de um rei, era sucessor natural. Mas aconteceu que, pela sua vida de oração, testemunho, caridade e justiça, quando o pai faleceu, muitos moveram-se com artimanhas para colocar seu irmão no trono de maneira injusta. Quanto à sua posição, ele não era apegado ao poder nem o queria para si, então esperou. Depois do falecimento do irmão, ocupou o seu lugar que era de justiça.
Homem de Deus, um sinal para o povo, ele contribuiu para a evangelização. Primeiro, com o seu exemplo, pois acreditava que a melhor forma de educar uma nação é o bom exemplo. Ele viveu para sua esposa e para seu filho Carlos, que mais tarde se tornaria também um santo.
Por Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário