segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Estão brincando com o carnaval de Caicó

Por Suerda Medeiros.
A prefeitura de Olinda, PE, todo ano faz um seminário para discutir o carnaval daquela cidade pernambucana. Não é a toa que o carnaval cresceu e manteve-se vivo naquela cidade.
Este ano passado já aconteceu o 6º Seminário do Carnaval de Olinda. E sabe quem participou? O Secretário de Politicas Culturais do Minc, Ministério da Cultura, o ator Sérgio Mamberti. Junto com ele o diretor de Estudos e Monitoramento da SPC, Secretaria de Politicas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula.
Quem organiza tudo é a Prefeitura de Olinda. Vai lá, chama o governo federal, junta com quem faz o carnaval e organiza, toma a frente, planeja. O objetivo é discutir junto com os carnavalescos a economia do carnaval e um plano com prioridades para o período. As palestras e debates envolvem aqueles que fazem parte do cadastro cultural de Olinda como também os carnavalescos inscritos com CPF, RG, comprovante de residência e currículo de atuação cultural.
Em Caicó isso tinha obrigação de acontecer, mas não acontece. Porque?
Faz mais de 20 anos que o “Bloco do Magão”, por exemplo, mudou a dinâmica do carnaval, levando a folia dos clubes para as ruas, popularizando a festa antes elitizada, e até hoje não é valorizado. Há 3 anos o Bloco Treme-Treme tem dado uma imensa contribuição ao carnaval de rua e, não fossem seus bravos dirigentes, não ia para as ruas este ano. Detalhe: os dois blocos juntos colocam diariamente na rua, em média, 40 mil pessoas. Isso gera emprego, renda, milhares de pessoas consumindo em Caicó: abastecendo os carros, comprando bebida, se hospedando, indo aos salões de beleza, fazendo feira em supermercados, comprando roupas, bebendo: água, refrigerante e cerveja…e por ai vai. O governo arrecada milhões de ICMS num período de dez dias em Caicó. Dinheiro que a cidade gera. Não merecia um investimento?
Agora me responda: porque esses blocos gratuitos para o povo brincar não tem um olhar comprometido do poder público?
O carnaval de rua de Caicó continua sem iluminação e sem banheiro químico no circuito oficial. Os blocos para não deixarem de sair, dão mil voltas no corpo para conseguir viabilizar suas saídas. E estão fazendo de conta que o carnaval de Caicó não é um diferencial na economia da cidade e do estado?
Ora, isso é, no mínimo, um descaso sem tamanho, um desrespeito aos caicoenses que inventaram um jeito divertido, barato e seguro de brincar carnaval. Mas as autoridades precisam entender: não é para brincar com o carnaval de Caicó, é para brincar no carnaval de Caicó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário