terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Governo cria colegiado para melhorar atendimento nos hospitais regionais

A Secretaria de Saúde vai implantar novo modelo de acompanhamento dos hospitais para garantir resolutividade de atendimento aos pacientes. E para isso, criou um colegiado gestor para dar subsídios à coordenação regional, garantindo assim, melhoria no funcionamento das unidades.

O projeto-piloto vai ser implantado nos hospitais da região oeste e Vale do Assu. “Esse colegiado vai verificar as dificuldades de cada hospital dentro de um contexto técnico, de pessoal, de material, entre outras, de forma integralizada onde a carência em algum requisito será compensada por uma outra unidade”, adiantou o diretor do HRTM, Ney Robson.

Na prática, um hospital daria suporte ao outro para que o paciente seja tratado em sua cidade, evitando superlotação, principalmente, no Hospital Regional Tarcisio Maia, referência para o interior. Mas, para isso, a Secretaria adotará como prioridades, salas de estabilizações em todos os hospitais, investimentos em capacitação profissional, melhor utilização dos leitos de retaguarda e efetivação da regulação regional de pacientes e procedimentos.

A principio o comitê gestor vai trabalhar no interior. Mas, a SESAP quer expandir sua atuação. Com isso, espera que grande parcela dos pacientes internados no Hospital Walfredo Gurgel (HWG) seja atendida em seu domicílio evitando a superlotação da unidade. Além disso, para a região metropolitana de Natal, serão criados 100 leitos.

Na próxima quinta-feira, os diretores e técnicos vão fazer levantamento de todas as carências dos hospitais regionais das duas regiões onde o colegiado gestor vai atuar, fortalecendo a integração regional e a rede hospitalar do Estado.

A reunião que criou o colegiado gestor dos hospitais regionais foi presidida pela secretaria-adjunta de Saúde, Dorinha Burlamaqui.

 
Fonte: http://www.nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário