sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ministério da Saúde garante recursos para instalação do novo Hospital Materno-Infantil em Mossoró


O Secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda, confirmou a garantia de recursos junto ao Ministério da Saúde para a instalação do Hospital Materno-Infantil de Mossoró, que deve contar com 60 leitos e ter capacidade para realizar 250 partos por mês. Arruda esteve na quarta-feira, 11, em Brasília, quando foi possível viabilizar este e outros projetos para área da saúde no Estado.
"Ficou estabelecido o compromisso para a instalação da unidade, que deve estar incluída também na Rede Cegonha", disse em entrevista ao jornal O Mossoroense por telefone. A Rede Cegonha é uma estratégia operacionalizada pelo SUS e fundamentada nos princípios da humanização e assistência, onde mulheres, recém-nascidos e crianças têm vários direitos, como melhoria do pré-natal, transporte e acompanhamento do parto.
O secretário, contudo, preferiu se "reservar o direito" de não se pronunciar quanto aos prazos para o efetivo funcionamento do hospital, porque o contrato do aluguel, embora seja, de acordo com Arruda, "uma questão plenamente equacionada", ainda não foi efetivado. "Temos uma expectativa, mas prefiro me pronunciar sobre isso apenas quando a documentação estiver realmente concluída", justificou.
Domício Arruda disse ter conhecimento de que a capacidade esperada da unidade (como citado, 60 leitos e 250 partos) não seja suficiente para atender a demanda da região, mas poderá, junto à Casa de Saúde Dix-Sept Rosado, oferecer condições para um atendimento mais amplo em Mossoró. "Nós não queremos substituir a Casa de Saúde Dix-Sept Rosado que também vai fazer parte da Rede Cegonha e terá mais condições para melhorar o atendimento e prestar outros serviços", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário