quinta-feira, 24 de novembro de 2011

INCA lança estimativas de câncer 2012 com sete novas localizações de tumores


O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estima em cerca de 520 mil novos casos doença para 2012. A informação faz parte da publicação Estimativa 2012 – Incidência de Câncer no Brasil, que o Instituto lançou nesta quinta-feira, 24, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado no dia 27 de novembro. Este ano, uma novidade: sete novas localizações de câncer entraram no ranking dos tumores mais frequentes do País. A Estimativa vale para o período 2012-2013. 

O estudo destaca os tipos de câncer mais incidentes nas regiões brasileiras, como de pele não melanoma, próstata, mama e pulmão. As sete novas localizações de tumores são bexiga, ovário, tireoide (nas mulheres), Sistema Nervoso Central, corpo do útero, laringe (nos homens) e linfoma não Hodgkin – os dois últimos muito noticiados recentemente por terem acometido, respectivamente, o ex-presidente Lula, o ator Reynaldo Gianecchini e a presidente Dilma Rousseff.

Os especialistas consideram a Estimativa a principal ferramenta de planejamento e gestão da saúde pública na área oncológica no Brasil. Isso porque fornece informações necessárias para a elaboração das políticas públicas de saúde voltadas para o atendimento da população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário