terça-feira, 27 de março de 2012

Fortaleza tem a segunda maior chuva dos últimos 38 anos

A chuva registrada na manhã desta terça-feira, 27, foi a segunda mais forte dos últimos 38 anos em Fortaleza. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foram registrados 197,5 milímetros (mm) no posto pluviométrico do Pici. Desde o início da série histórica da Funceme, em 1974, a chuva mais forte registrada foi em 29 de janeiro de 2004, quando chegou a 250 mm.
De acordo com os meteorologistas da Funceme, a força da chuva de hoje foi provocada pela atração de nuvens carregadas que ficam entre o Oceano Atlântico e o Norte/Nordeste do Brasil, a chamada Zona de Convergência Intertropical. “Durante a madrugada ela (linha de nuvens) foi atraída por uma circulação de ventos em níveis elevados da atmosfera (vórtice ciclônico), que acabara de se formar sobre o Nordeste e trouxe nuvens carregadas para o litoral de Fortaleza”, explica a chefe da Divisão de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.


Interior
As nuvens carregadas atingiram Fortaleza, a área da Ibiapaba e zonas próximas a Iguatu e Icó. No total, foram registradas precipitações em 75 municípios. Em São Gonçalo do Amarante, choveu 113mm e em Iguatu 97mm. Porém, de forma geral, quase não choveu nas regiões do Sertão Central, Inhamuns, Jaguaribana e Cariri. 

Fonte: http://www.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário