quinta-feira, 24 de maio de 2012

Crise atinge setor de duas rodas em Manaus.

A crise que atinge vários segmentos da economia brasileira está afetando toda a cadeia do setor de duas rodas. A Honda, por exemplo, deixou de produzir 14 mil motos esta semana. As fábricas de componentes também têm diminuído o ritmo de produção. Na ponta final, a falta de crédito tem contribuído para que concessionárias de motocicletas vendam menos, o que tem levado a demissões.
De acordo com o presidente da Associação das Indústrias e Empresas de Serviços do Polo Industrial de Manaus (Aficam), Cristovão Pinto, a situação do setor é muito ruim e a falta de crédito nos bancos acentua ainda mais o problema. “A Honda suspendeu as atividades na segunda e na terça-feira desta semana, deixando de produzir 14 mil motos”, disse.
Cristovão acrescenta que essa situação vai “quebrar” as fábricas de componentes, que já operam no vermelho. “Sei de fábricas de injeção plástica, de fundição e estamparia que suspenderam algumas linhas de produção, pois não estão tendo pedidos das montadoras”, explicou Cristóvão.
Na avaliação do presidente da Aficam, o problema poderia ser resolvido se houvesse reajuste no IPI das motos importadas que entram no País por Fortaleza e Pernambuco, melhorando assim a situação de fábricas no PIM que produzem motocicletas de até 50 cilindradas, como a Kasinski. Do outro lado, para as fábricas maiores, como Honda e a Yamaha, a saída é liberar o crédito. “Do contrário, as fábricas irão quebrar”, afirmou Cristóvão.
Fonte: Acritica

Nenhum comentário:

Postar um comentário