terça-feira, 29 de maio de 2012

RN avança na construção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência


Na manhã desta terça-feira (29) a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promoveu, no Centro de Reabilitação Infantil (CRI), uma reunião para estruturação no Rio Grande do Norte da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que está inserida no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite.
O Grupo Condutor Estadual de Cuidados à Pessoa com Deficiência - responsável por monitorar e apoiar a implantação da Rede no Estado - esteve reunido com o apoiador das Redes de Atenção do Ministério da Saúde, Ivis Bezerra, para discussão de todas as fases do processo. "Estamos aqui para diagnosticar as dificuldades, necessidades e repassar para o Ministério da Saúde todo o andamento na construção da Rede", disse Ivis Bezerra.
Durante a reunião, Sueldo Queiroz, diretor técnico do CRI, fez uma apresentação sobre a construção do plano no RN, que seguirá quatro fases, nos mesmos moldes das outras Redes de Atenção do Ministério da Saúde: adesão à Rede diagnóstico e desenho regional contratualização dos pontos de atenção implantação e acompanhamento pelo grupo condutor.
A expectativa é que a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência tenha início nos municípios da Grande Natal: Extremoz, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Natal. O grupo condutor espera concluir o trabalho de diagnóstico e desenho regional até o mês de novembro.
"Este plano é algo que sempre sonhamos: uma política pública voltada para as pessoas com deficiência. Não vamos medir esforços para fazer dessa Rede, um modelo", afirmou o diretor geral do CRI, Manoel Nogueira Júnior.
Estiveram presentes na reunião representantes de coordenadorias da Sesap, Secretaria de Saúde de Natal (SMS), Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e Associação de Orientação aos Deficientes (ADOTE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário